Implantodontia

https://ortofacil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/OFimplantodontial.jpg

__

O que é a implantodontia:

A implantodontia é a área da Odontologia que trata da reabilitação oral por meio do implante dentário. O tratamento busca restaurar as funções estéticas e mastigatórias do paciente, devolvendo sua autoestima e qualidade de vida.

Os implantes dentários surgiram com o objetivo de substituir as próteses totais — dentaduras —, principalmente as inferiores. No entanto, a partir disso, o tratamento já evoluiu muito. Hoje em dia, o implante pode ser feito para substituir os dentes perdidos tanto na arcada dentária inferior quanto na superior.

Quais são os benefícios que a implantodontia oferece ao paciente?

O paciente que recorre ao tratamento tem diversos benefícios, sendo um dos principais destes, a recuperação de sua autoestima. Isso porque pessoas que perdem dentes na boca costumam ficar constrangidas ao sorrir, pois se sentem feias.

No mais, a implantodontia devolve a saúde e a qualidade de vida ao paciente, visto que a falta de dentes prejudica o processo de mastigação. Lembrando que, para que o organismo absorva corretamente todos os nutrientes presentes na comida, é necessário que os alimentos sejam triturados.

Como a implantodontia funciona?

Os implantes foram criados para repor os dentes faltosos de pessoas idosas. No entanto, a perda de dentes é um problema que afeta indivíduos de todas as idades, inclusive jovens. Por esse motivo, os implantes foram modificados e, atualmente, pacientes acima de 18 anos já podem recorrer ao tratamento.

Aliás, é recomendado ao paciente fazer o implante o mais rápido possível. Isso porque a raiz dentária serve como um estímulo para a estrutura óssea e, quando um dente é perdido, não existe mais esse estímulo. Sendo assim, ao fazer um implante dentário, a perda óssea é evitada, afinal o parafuso de titânio utilizado no procedimento serve como uma raiz artificial.

Exatamente por esse motivo, é interessante extrair o dente e fazer o implante no mesmo dia. Essa é a melhor alternativa, tanto para o paciente quanto para o cirurgião-dentista. Quando os dois procedimentos são realizados na mesma sessão, há inclusive um trabalho estético de melhor qualidade.

Chat