Horário de AtendimentoSeg. à Sex.: 8h às 12h | 13h30 às 17h30 - Sáb. 8h às 12h
Telefone(92) 3233-3595
Whatsapp(92) 99200-8110
__
Uma rápida pesquisa no dicionário e você verá que a palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples o que faz essa área da odontologia. Nesse sentido, a endodontia tem a função de tratar a estruturar a parte interna do dente, chamada de polpa dentária. E sem o devido cuidado nessa região, seu sorriso não consegue transmitir saúde e beleza.
Perceber que você tem uma cárie e não tratar dessa lesão é uma atitude errada para sua saúde bucal. Essa bactéria acaba atingindo a polpa dentária (mais conhecida como o nervo do dente), podendo, até mesmo, causar a perda do elemento. Para não chegar a este ponto, a melhor coisa a ser feita é procurar um especialista em endodontia.
Depois de retirar a parte nervosa do dente, ele realiza o selamento da raiz para certificar que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna. Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada em corrigir fraturas e traumas dentários, visando sempre a manutenção do dente.
De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se sua estrutura não anda da mesma forma. Ignorar uma pancada no dente achando que nada aconteceu pode ser um risco. Mesmo que o elemento não tenha se quebrado, uma consulta ao especialista e exames radiográficos precisam ser feitos.
Você já realizou um procedimento de canal ou sofreu algum trauma e teve que ir ao endodontista para tratar? Então é sempre bom visitar este especialista para realizar consultas preventivas.
Lembre-se, visitas regulares ao dentista para uma avaliação completa é de fundamental importância para prevenir doenças cardíacas, dores musculares, baixo rendimento físico, doenças cerebrais, entre outras. Se você costuma ir ao médico fazer o seu check-up anualmente, que tal ir ao dentista fazer o mesmo com sua saúde bucal?