Lentes de Contato

http://ortofacil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/OFLenteDeContato.jpg

__

Lente de Contato Dental:  Saiba o que é e como funciona

Para conquistar o sorriso perfeito, que tal se beneficiar da lente de contato dental? É ela que tem feito a cabeça de muita gente, pois tem aplicação rápida e corrige aquelas falhas e imperfeições de nossos dentes que não gostaríamos de exibir. É o procedimento sugerido para as pessoas que possuem características de espaçamentos entre os dentes, bem como o mau posicionamento dentário ou dentes irregulares, que geralmente promovem incômodos, tanto estéticos quanto de mobilidade e mastigação.

A técnica é indolor, durável e possibilita um sorriso alinhado em apenas algumas horas a partir da sua aplicação. Para saber um pouco mais sobre a lente de contato dental, continue lendo.

 O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma prótese construída a partir de porcelana ou cerâmica. É uma estrutura super fina, translúcida e com grande durabilidade. Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes É, sem dúvidas, garantia de um sorriso supernatural e mais confiante.

Lente de contato dental: Tipos

As lentes de contato dental caracterizam-se também por variações técnicas ultrafinas de facetas porcelanas – que é o laminado de maior utilidade em tratamentos de estética a partir da ortodontia. A característica particular e essencial das lentes de contato dental é o fato de que não requisitam desgastes nos dentes de forma prévia e corretiva para que se tenha a sua instalação.

Já existem inúmeros avanços que promovem um resultado moderno e delicado deste acessório – por exemplo, o suporte em cerâmica, laminado utilizado para fazer a cobertura somente do fragmento do dente que não está em harmonia com o sorriso pretendido.

 Como é feita a aplicação?

A colocação das lentes é simples e indolor. Porém, antes de o dentista confeccionar a sua lente de contato dental, ele precisará avaliar a saúde de seus dentes. Estando tudo certo, faz-se um molde de seu sorriso. Depois dessa etapa, o odontólogo poderá planejar a coloração, o tamanho e o posicionamento que seus dentes terão. Se esses detalhes forem aprovados por você, as lentes serão produzidas e, por fim, aplicadas em uma única sessão.

Para fixar as lentes de contato, o dentista passa um ácido no dente, que o deixa poroso, prepara a superfície com um cimento adesivo e o silano, um produto que une o cimento à prótese de porcelana. A aplicação é rápida e não resulta no desgaste do dente.

Lente de contato dental: Vantagens

  • APRIMORAMENTO ESTÉTICO DO SORRISO
  • PRESERVAÇÃO DA ESTRUTURA DENTÁRIA NATURAL
  • RESTABELECIMENTO DA FUNCIONALIDADE E DENTES RESISTENTES
  • MAIOR RESISTÊNCIA ÀS MANCHAS
  • SORRISO HARMONIOSO

Há contraindicações?

Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.

Com o intuito de evitar possíveis complicações que possibilitem o agravamento de condições da saúde da boca, a utilização de lente de contato dental tem contra indicação se o paciente apresentar qualquer uma das condições problemáticas:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Algum canal que não teve o devido tratamento;
  • Dentes que apresentam trincas ou que estejam quebrados;
  • Manchas com acentuação;
  • Patologias de gengivas.

Pacientes que costumam roer unhas ou que sofram de bruxismo necessitam de avaliações com maior critério, visto que a lente de contato tem característica fina e pode ser danificada de forma irreparável, ao passo que tenha submissão a pressões excessivas.

Nessas situações, há a probabilidade que a maior indicação tenha a utilização de facetas produzidas em porcelana, com maior espessura e mesmas habilidades de correção de imperfeições de teor estético relacionado ao sorriso.

Dessa forma, é essencial que se conte com a orientação e apoio de especialistas com qualificação em reabilitação estética e oral dos dentes, para que se faça uma avaliação na íntegra da saúde da boca e que tal tratamento permita todas as vantagens disponíveis.

Quais os cuidados que devo ter?

Continue com os cuidados de sempre! Não abra mão de uma boa higiene bucal. Escove os dentes após as refeições, use o fio dental diariamente e finalize com o antisséptico. Além disso, evite morder materiais muito duros, para que a lente de contato dental não rache ou quebre. Se possível, evite também o consumo excessivo de alimentos que possam manchar os seus dentes.

Não se esqueça de esclarecer as suas dúvidas com um profissional que preze pelo bom resultado de suas atividades. Cuide da saúde dos seus dentes, a partir de hábitos adequados relacionados à limpeza e alimentação!

Chat